53 municípios do CE dão reajuste de pelo menos 4,17% a professores




Levantamento realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) junto aos sindicatos de servidores e professores filiados constata que chegou a 53 o número de cidades no Ceará que já reajustaram o salário dos profissionais do magistério.
Em 50 municípios a reposição salarial foi igual ao índice estipulado pelo Ministério da Educação, de 4,17%. Já em três localidades, Crateús, Sobral e Cariré, que lideram o ranking, os educadores conquistaram respectivamente 6,17%, 6% e 4,5% de aumento em 2019.
Em quase todos os lugares o aumento foi aplicado de forma linear, ou seja, contemplando igualmente educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado.
Mas um dos piores resultados foi em Senador Pompeu, onde a categoria só alcançou os 4,17% no nível 1, que abrange os professores com ensino médio. Os demais grupos da carreira do magistério não tiveram crescimento na remuneração, conforme o sindicato dos servidores do município.
Há que se considerar ainda que em algumas cidades o reajuste será parcelado, mas com efeito retroativo aos 12 meses de 2018. Ou escalonado, como no caso de Crateús, onde os profissionais receberão 4,17% retroativo a janeiro e mais 2% a partir de dezembro de 2019, totalizando 6,17%.
0% em Caucaia
Mas há municípios em que as negociações chegaram a um nível crítico. É o caso de Caucaia, onde a prefeitura, na terceira negociação com o Sindicato dos Servidores local, realizada em 21 e fevereiro, surpreendeu ao informar que o prefeito Naumi Amorim não irá conceder nenhum aumento para os professores neste ano.
Em repúdio ao ato do gestor, a categoria realiza uma série de protestos desde a semana passada. Nesta segunda-feira (25/02), inclusive, o sindicato iniciou uma agenda de atos nas principais regiões em que se divide a rede pública municipal de educação de Caucaia. O primeiro piquete setorial aconteceu na Jurema.
Saiba mais
O percentual de reajuste para 2019, de 4,17%, é calculado pelo Governo Federal de acordo com os mecanismos da Lei Federal Nº 11.738/ 2008, que criou o Piso e a Carreira Nacional da categoria.
53 municípios do CE dão reajuste de pelo menos 4,17% a professores 53 municípios do CE dão reajuste de pelo menos 4,17% a professores Reviewed by Folha Cratense on fevereiro 27, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.