VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Crato registra mais de 700 boletins de ocorrência por agressão contra mulheres em 2018




Na Delegacia da Mulher em Crato foram registrados 753 boletins de ocorrência no ano de 2018. Os principais registros são de ameaças, lesão corporal dolosa e “vias de fato”, com destaque para os dois assassinatos ocorridos entre agosto e setembro deste ano, vitimando duas professoras do município.
Durante o ano, foram instaurados 289 inquéritos em Crato. Em todo o Ceará, há 10 delegacias especializadas no atendimento às mulheres. Duas delas no Cariri, localizadas no Crato e em Juazeiro do Norte. Ao todo, 12 mulheres foram mortas neste segundo semestre do ano.

A delegada Camila Brito comenta os números e diz que, após o primeiro feminicídio registrado em agosto no Crato, o número de boletins de ocorrência duplicou. “A gente pode interpretar como sendo um encorajamento dessas mulheres”, afirma.
Mesmo após os casos alarmantes, a taxa de mortes vem caindo com o passar dos meses, e o número de B.O.’s aumentando, o que segundo a delegada demonstra uma maior conscientização das mulheres em relação a buscar ajuda e de denunciar a agressão sofrida.

Os casos de estupros também foram destaque neste ano de 2018, onde muitos casos foram registrados, inclusive no ambiente familiar. Crianças e adolescentes, segundo a delegada, são os principais casos de ocorrências recebidos pela Delegacia da Mulher. Alguns casos de agressão seguida de estupro se enquadraram na lei Maria da Penha.
Para as mulheres que queira efetuar queixa ou buscar ajuda, a Delegacia funciona apenas em horário comercial. Nos fins de semana e à noite deve-se procurar a Delegacia Regional Civil mais  próxima ou ligar para o número 180.

Com informações da Rádio CBN Cariri
badalo 
Foto: Naiara Freire

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Crato registra mais de 700 boletins de ocorrência por agressão contra mulheres em 2018 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Crato registra mais de 700 boletins de ocorrência por agressão contra mulheres em 2018 Reviewed by Folha Cratense on dezembro 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.