MEDO CONSTANTE: Fortaleza registra 1 homicídio a cada 5h34, número supera violência em Recife e Salvador

Do início do ano até novembro, Fortaleza registrou 1.387 homicídios. Os números superam as estatísticas de outras capitais de perfil socioeconômico parecido, como Recife e Salvador.

A violência deixa a população apreensiva. “A gente acaba tentando mudar o nosso hábito. A cada dia, mais a gente se sente insegura”, comenta a estudante Patrícia dos Santos.

Do início do ano até novembro, Fortaleza registrou 1.387 homicídios. Até houve redução em relação ao ano passado, quando foram 1.799 mortes.

Mesmo assim, os números superam as estatísticas de outras capitais de perfil socioeconômico parecido, como Recife e Salvador.

Entre janeiro e junho deste ano, foram 780 homicídios em Fortaleza. Uma média de 4,3 por dia. Um caso a cada 5h34.

Salvador, que tem número de habitantes maior, registrou 603 mortes. Média de 3.3 casos. Um a cada 7h12. Em Recife, foram 308 homicídios no mesmo período, com média diária de 1,7 ocorrências. Uma morte a cada 14h07.

Essas diferenças entre as capitais nordestinas são justificadas por especialistas como mudança do perfil da violência em Fortaleza. No início dos anos 2000, os crimes estavam relacionados às disparidades sociais. Hoje, ao tráfico de drogas.

Os especialistas apontam pelo menos dois motivos para o aumento das vítimas do crime organizado: a localização geográfica privilegiada de Fortaleza, que facilita o contrabando de drogas da Colômbia e Peru para o Norte da áfrica e Europa, e falhas na política estadual de segurança.

Essa semana, um homem foi preso pela polícia, acusado de envolvimento em um triplo homicídio registrado em outubro, na Lagoa do Urubu, com vítimas decapitadas. Em janeiro, a capital registrou a maior Chacina da história: 14 pessoas foram mortas, no bairro Cajazeiras, em um crime que até agora não foi julgado.

Fonte: Tribuna do Ceará

MEDO CONSTANTE: Fortaleza registra 1 homicídio a cada 5h34, número supera violência em Recife e Salvador MEDO CONSTANTE: Fortaleza registra 1 homicídio a cada 5h34, número supera violência em Recife e Salvador Reviewed by Moisés Rolim on dezembro 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.