Lançado em Crato, Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares (PROARA)


  

352 famílias, cerca de 2 mil pessoas, agricultores familiares cratenses e a confiança de dias melhores formam o conjunto proposto pelo PROARA, Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares, idealizado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos

O prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, conduziram na manhã de hoje, segunda-feira, 10, o lançamento do Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares (PROARA), que trará benefícios diretos a 2 mil pessoas e 352 famílias.

O lançamento reuniu centenas de homens e mulheres do campo em frente a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município do Crato, localizada a Rua Dom Pedro II.

O secretário Zilcélio Alves enalteceu a importância das melhorias significativas que esse programa vai proporcionar aos trabalhadores rurais cratenses. “O sindicato foi minha faculdade, hoje, estar aqui realizando o lançamento desse programa é extremamente importante, pois sei o progresso que ele trará”, destacou.

“Trata-se de um programa inovador que trará muitas coisas boas pra nós trabalhadores rurais, fico muito feliz em saber que a parceria com a gestão municipal vem dando tão certo”, ressaltou a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais do Crato, Celiane David.

O programa será disseminado nas localidades: Brejo dos Muniz; Sítio São José; Sítio Santa Rosa; Santa Fé; Monte Alverne; Ponta da Serra; Dom Quintino; Campo Alegre; Belmonte; Bela Vista; Baixio das Palmeiras. Foram licitadas 450 horas/trator e será feita a gradagem (etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração) de 206,32 hectares.

Segundo a agricultora Pastora Maria de Morais, a Dorinha do Sitio Malhada, esse programa só vem trazer benefícios. “Nós trabalhadores recebemos esse programa com muita alegria, sempre fui muito bem recebida pelo pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos”, disse.

Para o Prefeito Zé Ailton Brasil, um dos compromissos da gestão é atender ao pequeno produtor procurando colocar em prática projetos que viabilizem avanços na agricultura local. “O Zilcélio tem a ciência necessária para gerir a pasta do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do nosso município, e desse modo vem trabalhando com foco no fortalecimento das ações da agricultura familiar”, enfatizou o gestor municipal que também enalteceu o trabalho com o “Caminhos do Crato” e a atenção especial que a infraestrutura terá em relação ao período chuvoso.

Após a solenidade de lançamento, foram disponibilizadas as entregas das sementes do Programa Hora de Plantar, bem como dos boletos do garantia SAFRA.

Também presentes no momento, o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, demais secretários municipais, os vereadores Tico da Serrinha, Pedro Alagoano e Antônio de Mano, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Geraldo Pinheiro, e comunidade em geral.

Lançado em Crato, Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares (PROARA) Lançado em Crato, Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares (PROARA)
Reviewed by Folha Cratense on dezembro 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.