Grande cortejo da tradição abre Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte


A abertura do Ciclo de Reis aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 21, com a realização de um grande cortejo que teve a participação de diversos grupos da tradição popular entre lapinhas, reisados, bandas cabaçais, coco, maneiro-pau e bacamarte, percorrendo a Rua São Pedro desde a Praça da Prefeitura, realizando o contorno pela Praça Padre Cícero, até o largo do Memorial, onde o Ciclo de Reis foi declarado aberto oficialmente.

O cortejo envolveu diretamente cerca 800 brincantes das mais variadas manifestações, com brincadeiras populares, e encantou lojistas, funcionários e transeuntes do centro comercial da cidade.

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, enalteceu a disposição dos Mestres e brincantes em participarem do cortejo e lembrou da importância da Cultura Popular de Juazeiro do Norte que é referência para todo o Estado, o Nordeste e o Brasil. “Esse é um momento de festejo e de alegria e o envolvimento de vocês é de fundamental importância para que tudo isso aconteça”, disse Renato Fernandes.

Na chegada houve ainda uma homenagem ao Mestre Cachoeira e à Mestra Margarida, ambos octagenários e considerados os Mestres mais antigos da cultura popular de Juazeiro do Norte ainda vivos. Mestres de todos os grupos participantes do cortejo subiram ao palco para, juntos, entoarem cânticos e peças tradicionais da cultura popular em homenagem aos dois.

O Ciclo de Reis é uma promoção da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e a organização é da Comunidade Zaila Lavor, Organização da Sociedade Civil (OSC) vencedora do chamamento público 004/2018 – Secult. 

O Ciclo de Reis continua com grande programação até o dia 6 de janeiro, em diversas áreas da cidade, com manifestações populares dos grupos de tradição e as terreiradas nas residências dos mestres da cultura.

Grande cortejo da tradição abre Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte Grande cortejo da tradição abre Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte

Reviewed by Folha Cratense on dezembro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.