URCA abre I Congresso Nacional de Educação Física no Cariri

Aberto na noite desta quarta-feira, 14, o I Congresso Nacional de Educação Física da URCA (I CONAEF/URCA). Com 357 inscritos e 99 trabalhos submetidos à análise para apresentações, o evento científico é realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Pimenta, em Crato. A solenidade de abertura foi realizada no Salão de Atos da URCA, com diversas homenagens. O congresso acontece até o próximo dia 17.

Com o tema "Uma trajetória de lutas e conquistas", a cerimônia contou com a apresentação do Coral da URCA, regido pelo Maestro Ricardo Correia. Em seguida, a mesa foi composta por Luiz Marivando de Barros, Diretor do CCBS, representando o Reitor; Isabelle de Luna Alencar de Noronha, representando o Pró-Reitor de Graduação; Presidente do I CONAEF-URCA, Hudday Mendes da Silva; Chefe do Departamento de Educação Física, Simonete Pereira, e a Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Educação Física, Clara Yasmin Nascimento, representando os estudantes, além do professor Gilson Alves. A professora Lis Maria Machado fez uma homenagem aos professores fundadores do curso: Simonete Pereira, Eleonora Nunes, Ana Cristina Linard, Alana Maria Alves, Luíza Rocha Berílio Barroso, José Cavalcante e Lucas Vieira.

O congresso, depois de grande esforço dos docentes e discentes do curso, com apoio da administração da URCA, nasce como um evento referencial na Educação Física, proporcionando ampla discussão de questões interdisciplinares sobre a motricidade humana. Demonstra o compromisso com atividades científicas e profissionais.

O CONAEF/URCA será um evento organizado a cada dois anos e contará com a presença de profissionais/pesquisadores renomados na área de Educação Física no âmbito nacional além de acadêmicos de pós-graduação e graduação. Entre os objetivos, o evento irá divulgar e discutir os recentes avanços científicos e/ou tecnológicos da área de Educação Física e/ou áreas correlatas, envolvendo a participação de professores universitários, alunos mestrandos, doutorandos e profissionais da Educação Física e de outras áreas da saúde, mediante palestras, mesas redondas, cursos, e participação com apresentação em sessões de pôsteres. Além disso, os trabalhos submetidos e aprovados serão publicados nos anais do evento.

O jornalista Humberto Cabral foi convidado para realizar o cerimonial da Câmara Municipal, para homenagear os professores de Educação Física do município do Crato (Dr. Jurandir Neves, em homenagem a sua esposa professora Maria Vieira da Cruz Neves, primeira professora de Educação física formada no interior; Ariovaldo Carvalho, por ser um dos primeiros professores de Educação Física do colégio Diocesano e Prefeito Municipal do Crato, representado por um dos seus alunos; e ao Curso de Educação Física da URCA que está completando 15 anos).

Cabral destaca que, ao tempo em que se completa 15 anos do curso de Educação Física, o Município completa 80 anos da implantação da Educação Física. Após as falas de abertura, foi realizada a palestra sobre " Ciência do Esporte: A Performance Humana no Movimento", com o Prof. PhD Índico Pellegrinotti, da Universidade Metodista de Piracicaba - SP, mediada pela Profª Drª Socorro Cirilo. Após a palestra, foi realizado o lançamento do Livro Metodologias do Treinamento Físico com Restrição de Fluxo Sanguíneo, dos autores Socorro Cirilo Sousa e Gabriel Rodrigues Neto.

URCA abre I Congresso Nacional de Educação Física no Cariri URCA abre I Congresso Nacional de Educação Física no Cariri Reviewed by Moisés Rolim on novembro 16, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.