Secult cria projeto para Registro do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura (Secult), está desenvolvendo um projeto para realizar um registro do patrimônio imaterial e cultural de Juazeiro do Norte.

Intitulado “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z”, o projeto é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Cultural, com pesquisa histórica de Regivania Rodrigues e Lis Cordeiro, juntamente com a Diretoria de Comunicação da Secult, com fotografias e edição de Augusto Pessoa. O trabalho busca destacar a riqueza do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte na figura dos seus Mestres, das manifestações da cultura popular e dos saberes acumulados pelas diferentes gerações.

O Diretor de Comunicação da Secult Juazeiro do Norte, Augusto Pessoa, explica que o projeto prevê a produção de filipetas digitais para divulgação nas redes sociais, que serão publicadas semanalmente nos canais oficiais da prefeitura (site, Facebook e Instagram) e que revelam, através de textos e fotografias, a importância patrimonial da cultura popular do Município, com destaque para os homens e as mulheres que lutam para manter viva as tradições, forjadas desde as origens da cidade de Juazeiro do Norte e sua pelicular evolução social e urbana que orbita a figura do seu fundador, o Padre Cícero Romão Batista. “A ideia é mostrar, através de textos curtos e da fotografia, manifestações, lugares e saberes que compõem o rico Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte. São textos curtos e objetivos que buscam ressaltar o valor de cada tema abordado através do olhar patrimonial, apontando os aspectos que fazem daquela manifestação específica algo digno de ser preservado”, ressalta Augusto Pessoa.

Memória resguardada

Para o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, o registro das manifestações culturais garante a memória desse grande patrimônio, considerada uma das maiores riquezas que o Município tem.

O “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z” abordará, inicialmente, os temas “Penitentes, Rezadeiras, Reisados, Mestre Noza, Benditos, Romarias, Bacamarteiros e Lugares Sagrados”. A sequência de publicações terá início a partir do dia 1º de dezembro deste ano.

Fotos: Augusto Pessoa

Secult cria projeto para Registro do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte Secult cria projeto para Registro do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte Reviewed by Moisés Rolim on novembro 12, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.