terça-feira, 6 de novembro de 2018

CRATO: Incêndio de grande proporção atinge Sítio Fundão



Um incêndio de grande proporção atingiu o Parque Estadual Sítio Fundão, em Crato, no último sábado (3). Cerca de 10 hectares da área foram atingidos e as ruínas do antigo Engenho de Açúcar ficaram totalmente destruídas.

O fogo começou no início da tarde e só foi controlado por volta das 20h. Uma equipe de 30 pessoas, formada pelo Corpo de Bombeiros, instituto APA Chapada do Araripe, ONG Upama, ONG Aquasis e funcionários do parque atuaram no combate ao fogo.

De acordo com a gestora, Rose Feitosa, a causa do incêndio está sendo investigada pela Perícia Ambiental, e começará agora um processo de recuperação da área devastada pelo fogo. “Como estamos em época crítica, de tempo seco, a gente apela para a sociedade para ter cuidado com o descarte de resíduos, como pontas de cigarro”, alerta Rose.

A Unidade de Conservação faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. Com área de 93,52 hectares, o lugar é ideal para fazer trilhas e acampamentos. No lugar, há ainda bens históricos tombados pela Secretaria de Cultura do Estado, como a Casa de Taipa (Centro de Visitantes) e a Parede de Pedras, assim como as ruínas de um engenho datado do Século XIX, movido por tração animal.

Foto: Rose Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário