CONQUISTA! Crato integra Mapa do Turismo Brasileiro até 2019

    

O município do Crato foi certificado pelo Ministério do Turismo (MTur) e integra, no período de 2017 a 2019, o Mapa do Turismo Brasileiro. O trâmite iniciou ainda em 2017, e agora, com esta chancela, a cidade faz parte dos 3.285 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Conforme explicou o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luiz Carlos Saraiva, o município cadastra todos os seus produtos turísticos para ser habilitado pelo MTur. “Identificamos todo o receptivo, os produtos, como a Santa; a Chapada, como um produto de geoturismo. E é importante dizer que de 2013 para este ano, municípios saíram deste mapa. O ministério entendeu que os municípios têm que se qualificar cada vez mais para merecer este certificado”, explicou.

“Destacamos a atuação do prefeito Zé Ailton Brasil por estar investindo muito na área, enquanto gestor municipal, com um projeto importante em andamento com o Sebrae para requalificação do turismo no Crato. E quando falamos em turismo existe um contexto muito mais forte que é o turismo no Cariri. Temos andado de braços dados com o município de Juazeiro e temos participado de grandes eventos sobe o tema. Sempre que participamos, levamos o material do Cariri”, ressaltou o secretário.

Conforme descreve o MTur, uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o Secretário Nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Turismo no Crato

Dentre os produtos do projeto com o Sebrae está a requalificação do receptivo, como hotéis, transportes, restaurantes, entre outros; o mapeamento de cinco rotas turísticas do Cariri e a publicação deste material. São elas: Circuito das Águas, Circuito da Fé, Circuito Histórico Cultural, Circuito Aventura e Natureza e Circuito Geoturismo.

A apresentação do município nas grandes feiras do Turismo no Brasil já tem rendido frutos para o Crato. “Hoje recebemos uma ligação de uma ONG que trabalha com a divulgação de florestas para incluir o Circuito do Geoturismo na rota internacional”, comemora Luiz Carlos.

Um outro projeto importante que a SERTURDES está desenvolvendo é o Centro de Artesanato do Crato. “Estamos buscando o que há de mais positivo nos outros municípios para desenvolver aqui. E este centro será de muita valia. A ideia é implantá-lo em um local de grande visibilidade e regularizar a atuação dos artesãos como microempreendedores”, afirmou.

CONQUISTA! Crato integra Mapa do Turismo Brasileiro até 2019 CONQUISTA! Crato integra Mapa do Turismo Brasileiro até 2019 Reviewed by Folha Cratense on novembro 08, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.