Banda de Música do Crato celebra 138 anos de atuação


Para festejar seus 138 anos de muita música, apresentações memoráveis e grandes plateias, a Banda de Música Municipal do Crato realizará um jantar com todos os seus músicos nesta quinta-feira (22), às 19h, no Hall do Teatro Salviano Arrais.


“É como forma de reconhecimento aos músicos da banda que estão sempre em atividade e que vem mantendo assim uma tradição que perpassa o tempo, há mais de 137 anos de existência, levando alegria em todos os momentos da sociedade cratense”, descreveu o maestro José Bonifácio Salvador.

Em atividade a mais de um século, a Banda de Música do Crato, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, tem participado e abrilhantado os mais diversos eventos cívicos, religiosos, culturais, artísticos e musicais do município e da região do Cariri. Ela é considerada a segunda mais antiga do Ceará e uma das melhores do Estado.

Histórico

Fundada em 22 de Novembro de 1880, pelo Intendente Municipal Coronel Antônio Luiz Alves Pequeno, a banda teve como maestros: Pedro Maia, Luiz Benício, Chico Baião, Manoel Augusto dos Santos (Maestro Azul) e está, hoje, sob a regência de José Bonifácio Salvador.

Atualmente, é composta por 33 músicos que dividem suas atuações entre ensaios, apresentações e a formação de novos instrumentistas, dando oportunidade a dezenas de jovens do município. “Hoje, essa função está sendo desempenhada pela Escola de Música Maestro Azul, que foi criada para suprir uma necessidade de uma escola pública de música na zona urbana do município, onde todos os seus professores são músicos integrantes da banda”, afirmou o maestro.

Banda de Música do Crato celebra 138 anos de atuação Banda de Música do Crato celebra 138 anos de atuação
Reviewed by Folha Cratense on novembro 21, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.