IFCE Crato promove seminário sobre patrimônio imaterial arqueológico

Inscrições estão abertas até 10 de outubro

Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições do I Seminário Cearense sobre Patrimônio Imaterial Arqueológico, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro no Sítio Mororó, na zona rural do município de Santana do Cariri. O evento é organizado pelo campus de Crato do IFCE e pela Associação de Moradores do Sítio Mororó. As inscrições podem ser feitas pelo site http://eventos.crato.ifce.edu.br/siseventos/site/scpia.

Segundo a coordenadora da iniciativa, Verioni Bastos, a ideia é promover a integração com a comunidade, que é formada por descendentes dos índios Kariris e também está empenhada na organização do evento. "Buscamos valorizar, promover e desenvolver as pesquisas e a conscientização sobre o valor que o patrimônio imaterial da nossa região possui, além de entrar em diálogo com a comunidade para desenvolver políticas de conservação e preservação do patrimônio imaterial arqueológico".

Além de participar de palestras, mesas redondas, rodas de conversa e oficinas, os participantes também poderão fazer trilhas ecológicas no local, visitar o sítio arqueológico em que foram encontrados artefatos indígenas e conhecer os mestres de cultura em seu ambiente. "A gente acredita que é dessa forma que podemos compreender o patrimônio que nos pertence aqui na Chapada do Araripe", explica Verioni.

A programação também conta com grupos de trabalho, que recebem submissões de artigos, e um concurso de fotografia sobre a temática. Os participantes podem submeter seus trabalhos para grupos sobre novas abordagens para patrimônio imaterial, plantas medicinais, povos originários e seus saberes e o uso da tecnologia da informação na área, entre outros temas.

IFCE Crato promove seminário sobre patrimônio imaterial arqueológico IFCE Crato promove seminário sobre patrimônio imaterial arqueológico Reviewed by Moisés Rolim on setembro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.