terça-feira, 11 de setembro de 2018

Estátua de Padre Cícero recebe iluminação verde no mês da doação de órgãos

Setembro é o mês em que são intensificadas ações de incentivo à doação de órgãos e tecidos. No Hospital Regional do Cariri, em seis anos, 92 órgãos e tecidos foram captados.

No mês de conscientização para doação de órgãos para transplantes, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO Cariri), sensibiliza a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos. Em alusão à campanha Setembro Verde, a estátua de Padre Cícero, na Colina do Horto,estará iluminada na cor verde durante todo o mês.

Desde a implantação da OPO no Hospital Regional do Cariri, em 2012, 92 órgãos e tecidos foram captados para transplante. Até agosto deste ano, a OPO Cariri captou 12 fígados,24 rins, seis corações e 76 córneas. O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos se reporta à Central de Transplantes e atua junto às unidades de saúde de forma regionalizada e com metas estabelecidas para a detecção e demais procedimentos de viabilização de potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes.

No Ceará, até o dia 3 de setembro, 954 transplantes foram realizados neste ano: 147 de rim, um de rim/ pâncreas, 21 de coração, 150 de fígado, dois de pulmão, 64 de medula óssea (46 autólogos e 18 alogênicos), 569 de córnea e um de esclera.

Para doar não precisa deixar nada registrado na carteira de identidade. Basta falar para a família da vontade de doar.

 

Crédito Fotos: Wagner Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário