quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Momento VIVA BEM com Tibério Oliveira

Por que tantas pessoas buscam emagrecer sem sucesso? Onde elas erram? O que podem fazer para perder peso de forma eficaz e com saúde?

Ao longo dos anos atuando como nutricionista, tenho presenciado a angústia de muitas pessoas que lutam contra a balança, perdendo tempo, dinheiro e saúde em soluções erradas para emagrecer, mas vendidas como milagrosas. Grandes empresas e charlatões, estes até mesmo com diplomas e títulos, vendem produtos e estratégias “infalíveis” para perder os quilinhos extras. A lista de cápsulas, shakes, chás, pós, hormônios, medicações e outros produtos redutores de peso é extensa. Dietas e condutas alimentares surgem a todo momento e com a mesma velocidade desaparecem para que surjam novas.  Afirmo categoricamente que muitas empresas e profissionais estão mais preocupados em ganhar dinheiro e não em ajudar você, pois a verdade é:  perder peso de forma eficiente é barato e depende mais de você do que você imagina, e claro, de suporte profissional ético e competente.
Bom, mas por que perder peso é importante? Não que isso seja uma imposição midiática de um padrão de beleza, mas sim ser um compromisso com a própria saúde. Cientificamente falando, o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, tais como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas. No Brasil, segundo pesquisa Vigitel (2017), já contamos com mais de 50% da população acima do peso, ou seja, mais de 100 milhões de brasileiros, e destes, aproximadamente 36 milhões são obesos. Vivemos um problema de saúde pública!
O perfil alimentar do brasileiro sofreu grande modificação nas últimas décadas. Perdemos boa parte dos hábitos alimentares de nossos ancestrais e passamos a ter uma alimentação mais globalizada. As redes de alimentação tipo fast-food cresceram em todo país, mesmo em cidades pequenas. Comemos cada vez mais rápido e pior.  A grande indústria de alimentos também tem muita influência sobre nós, dominam as mídias com propagandas e nos vendem alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, gorduras e aditivos químicos.
Para que você possa lograr êxito na perda de peso, é preciso, em primeiro lugar, sensatez. Analise criteriosamente se o próximo passo que você vai tomar para ter uma vida mais saudável é sustentável, ou seja, você vai poder ter ele como alicerce para passos futuros. Produtos caros e dietas extremas, raramente são necessários. Mudar hábitos e escolhas é a chave para reeducação nutricional.

Tibério Oliveira – Nutricionista CRN 5102

Nenhum comentário:

Postar um comentário