terça-feira, 21 de agosto de 2018

Juazeiro do Norte firma parceria com ONG para realização de cirurgias de lábio leporino


O Município de Juazeiro do Note receberá no mês de outubro uma equipe da Organização Não Governamental (ONG) Operação Sorriso Brasil, para a realização de cirurgias de correção de lábio leporino. A parceria foi firmada com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). Esta será a primeira vez que este tipo de cirurgia será realizada na região do Cariri.

Representantes da ONG visitaram a região a fim de identificar um local que tivesse as condições necessárias para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Juazeiro do Norte atendeu aos requisitos e, através da Sesau, assinou um termo de cooperação técnica disponibilizando profissionais e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização da triagem dos pacientes.

Mais de 50 profissionais irão trabalhar na triagem de pacientes, que acontecerá no dia 09 de outubro, na UBS do bairro Pirajá. Os Agentes Comunitários de Saúde serão orientados a neste dia encaminharem para a UBS todas as crianças que necessitem do procedimento. Juazeiro receberá ainda pacientes de 54 municípios da Macrorregião do Cariri. As cirurgias irão acontecer no período de 11 a 14 de outubro, no Hospital São Raimundo, no Crato.

A Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, ressalta a importância desta parceria para o Município que, além de atender à necessidade local, fazendo com que não seja necessário deslocar seus pacientes, dará o suporte para receber os pacientes de outras cidades do Cariri.

“Temos a felicidade de dizer que Juazeiro tem condições de receber com toda a estrutura e dignidade, para acolher e resolver a situação dessas crianças, que se sentem prejudicadas na alimentação e na fala. É motivo de orgulho para a gente receber uma operação dessa aqui na nossa região e principalmente por sermos pioneiros no Cariri”, disse a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário