quinta-feira, 2 de agosto de 2018

EDUCAÇÃO E CULTURA: Experiência em comunidade do Crato serve de exemplo para universidades da região


A Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Federal do Cariri – UFCA e outras instituições de ensino superior da rede particular vêm nos últimos anos realizando pesquisas e trabalhos de extensão, na Comunidade do Gesso, no Crato. O lugar vem sendo percebido pelas experiências desenvolvidas por coletivos e ONGS.

Meio ambiente, arte, cultura, educação infantil, território, organização popular, redes de articulação e sustentabilidade são algumas questões que vêm sendo trabalhadas por essas organizações que atuam na comunidade.

Atualmente, a Comunidade  conta com a atuação do Coletivo Camaradas, Museu e  Escola de Artes, Projeto Nova Vida, SCAN, SOAFAMC, Núcleo de Experimentação em Dança  - NED e  Colmeia Artesania. Esses grupos desenvolvem suas atividades a partir de suas possibilidades e, muitas vezes de forma conjunta, têm contribuído para que o lugar seja visto pelas experiências positivas e inovadoras, demonstrando a capacidade protagonista dos seus moradores.

Diversas são as ações, como: pontos de leituras em bodegas, rodas de poesia, lançamentos de livros, brinquedotecas, grupo de dança, feiras, produção de artesanato, brechó, encontros, intervenções urbanas, trabalhos de geração de renda, intercâmbios nacionais e internacionais e articulações institucionais.

Esse conjunto de ações têm proporcionado a presença das universidades na comunidade  com bolsistas, monitores, pesquisa e extensão.

Um exemplo do trabalho destas organizações é a realização da Mostra do Brincar que será realizada na Comunidade, no período de 22 a 26 de agosto. Esse evento conta a parceria de diversos setores das universidades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário