segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CRATO: Nem tudo está BEM, mas algo precisa ser RECONHECIDO e valorizado

...


A população cratense hoje cobra com veemência melhorias em diversos setores do município. Falta avanços em diversas áreas como por exemplo: saúde, infra-estrutura, distribuição de água, educação e segurança.

A reclamação é geral. As redes sociais dão o tom das críticas feitas pelos cidadãos cratenses que necessitam de atendimento médico, remédios, saneamento e transporte para estudantes da rede pública de educação municipal. No quesito segurança, a Guarda Civil Metropolitana  ainda não tem autonomia para realizar mudanças que se fazem necessárias para o melhoramento da categoria e consequentemente melhorias para a população. Questões de armamento, viaturas e rondas ainda é algo distante de nossa realidade. O DEMUTRAN ( Departamento Municipal de Trânsito), precisa de investimentos na área de educação no trânsito com campanhas educativas e menos punitivas. É importante frisar que infelizmente por uma questão cultural, tudo de "ruim" que acontece no município a culpa é do prefeito e nunca do secretário. O prefeito do município do Crato José Aílton Brasil (PP), realizou algumas mudanças nas secretarias; o exemplo Águeda Duarte que era da Ação Social e agora é responsável pela secretaria de administração e Edvânia Gonçalves que era adjunta na Ação Social e agora assume o posto maior nesta pasta. Outra pasta que houve mudanças foi a de infra-estrutura que outrora era comandada pelo engenheiro Luis Wellington e agora comandada pelo também engenheiro José Muniz. A FOLHA CRATENSE sempre defendeu que outras secretarias tivessem mudanças como saúde e cultura. Essas por sua vez, precisam de uma "engrenada" urgente para que problemas já expostos nas redes sociais possam serem resolvidos ou pelo menos amenizados.

Por outro lado, uma questão de justiça precisa vir a tona e a população de bem que não tem interesse pessoal, mas sim coletivo, tem observado atentamente a algumas mudanças visíveis no Crato.

FOLHA CRATENSE separou alguns pontos que precisam ser observados. Veja:

Finanças: O município através de um programa de resgate fiscal e estruturação econômica, conseguiu limpar o nome da cidade junto aos órgãos competentes na esfera estadual e federal. Com isso, o Crato hoje pode realizar empréstimos, financiamentos, adquirir emendas parlamentares junto aos deputados e senadores para a realização de obras e bem feitorias na cidade e nos distritos. Outro ponto positivo foi a possibilidade de pagar em dia os servidores públicos municipais que outrora tinham os seus salários atrasados.

Infra-estrutura: Com o apoio do Governo do Estado do Ceará, a prefeitura do Crato através de contra partida do município, consegue a viabilização de obras que estiveram paradas durante algum tempo. Um grande exemplo foi a construção que ainda está em andamento da Avenida Hermes Parayba que liga os bairros Lameiro e Grangeiro, outro avanço foram as construções do Shopping do Povo ( antigo camelódromo),  reforma do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, a construção do CRAS ( Centro de Referência e Assistência Social ) dos bairros Batateira e Vilalta, Asfaltamento de diversas ruas através do projeto CAMINHOS DO CRATO. Outro ponto a ser lembrado foi a construção da praça em torno da imagem de FÁTIMA localizada no bairro Barro Branco. Uma parceria da prefeitura municipal com o governo do estado, levando mais conforto aos turistas e visitantes do local e dignidade para os trabalhadores que estão no local.

Turismo: Através de um excelente trabalho desenvolvido pelo então secretário de turismo e desenvolvimento econômico do Crato Luis Carlos Saraiva, aos poucos a cidade do Crato começa a entrar no hall de cidades para o turismo ecológico através do programa DOMINGO NAS TRILHAS, uma nova maneira de conhecer e desfrutar das belezas e encantos da Chapada do Araripe. Outro ponto positivo é os trabalhos que estão sendo iniciados em torno da imagem de FÁTIMA no Barro Branco. O turismo religioso começa a despertar interesse de várias pessoas no Brasil e no mundo para visitarem a imagem que está no município do Crato.

Administração: A secretaria através do grande trabalho idealizado pela secretária Águeda Duarte, leva aos servidores do município o RH ITINERANTE. O intuito desse projeto é levar a secretaria para mais perto dos servidores. No projeto é realizado treinamentos, ajustes de documentos, recadastramento do servidor, prestação de serviço e tira dúvidas. Outro avanço foi a formação e capacitação que está sendo oferecida pelo município aos servidores efetivos através da secretaria.

Esportes: Através da secretaria de esportes, a população tem vivenciado um momento impar. Um dos grandes destaques é o programa FAMÍLIA NA PRAÇA, onde diversas pessoas são beneficiadas com treinamentos, exercícios físicos e a famosa dança de ZUMBA aeróbica.

Meio Ambiente: A cidade conta com uma secretaria que se destaca pelo brilhante serviço prestado na área de limpeza pública e reorganização das ruas do município no que diz respeito a venda de verduras e frutas. A secretaria através de um trabalho de conscientização organizou as ruas da cidade tirando os feirantes das calçadas e acomodando na praça da prefeitura trazendo assim mais segurança e dignidade aos trabalhadores.

Aqui foram apenas alguns exemplos que mostramos e que precisam serem louvados mesmo sabendo de várias outras questões para a melhoria local. Esperamos que as coisas melhorem e que possamos destacar em breve outros avanços na cidade como geração de emprego, o fim das muriçocas e melhoria significativa  na saúde que precisa de urgência.

Para finalizar é importante dizer que escrevemos isso de forma LIVRE e INDEPENDENTE. O que é preciso cobrar nós cobramos, mas é importante mostrar o que de bom também acontece em nossa cidade e alguns avanços importantes e significativos.

O mais... Estamos de OLHO

Um comentário: