sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CRATO: CRAS Solon Pinheiro Teles finaliza com festa o Projeto Família

Durante o mês de agosto, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município do Crato desenvolveram o Projeto Família, reafirmando a principal função do equipamento: fortalecer os laços e ambientes familiares. Na noite de ontem, 30, na Escola CAIC, no bairro Gizélia Pinheiro, várias gerações atendidas pelo CRAS Solon Pinheiro lotaram o auditório para festejar a culminância do projeto.

Cristiane de Sousa Alves, 29 anos, mãe de Cícero Rogério e Raissa, estava ansiosa para ver a apresentação de ballet da filha. Ela disse que, “eu fico orgulhosa da minha filha. A cada apresentação eu fico emocionada. A primeira vez, no Violeta Arrais, quando eu vi minha filha em cima do palco, a lágrima desceu”, conta.

As duas crianças participam do Grupo de Fortalecimento de Vínculo Familiar. Raissa faz aula de ballet e Cícero Rogério, que é deficiente, participa de projetos de pintura e de recreação. “Depois que eles estão lá, eles se desenvolveram muito. Me preocupo com ele (Cícero Rogério), com medo dele bater em outras crianças, mas Lora me disse que ele é bem ativo”.

A família de Cristiane, formada por ela e os dois filhos, é um redesenho da família tradicional. Dessa forma, o CRAS Solon Pinheiro tem fortalecido o vínculo entre eles e melhorado o desenvolvimento afetivo das crianças.

Raissa e as coleguinhas do ballet encenaram a música “No meu Cariri”, da cantora Marinês. A música foi escolhida a dedo para festejar o folclore cratense, disse o professor do projeto, Jorge Queiroz. Em seguida, o Grupo de Idosos também realizou uma apresentação, desta vez dançando o carimbó, dança tradicional do norte do Brasil. Para finalizar a noite, os adolescentes encenaram uma esquete que tratou dos principais conflitos presentes nas famílias.

Na ocasião, o prefeito Zé Ailton Brasil parabenizou a todos pelas lindas apresentações e a toda equipe do CRAS pelo trabalho realizado. “Não poderia deixar de conferir o resultado desse trabalho”, comentou. A coordenação da Proteção Básica, da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Jennifer Lopes, também parabenizou o resultado do projeto e a presença das famílias, reafirmando “a importância do CRAS de estar inserido exatamente no território das famílias”.

O CRAS Solon Pinheiro é coordenado por Lucia, mais conhecida como Lora do Pantanal, e formado por Ayanna Lucena, psicóloga; os assistentes sociais Penha e Geraldo; Soraia, Jorge Queiroz e Sidrim, como orientadores sociais; Nina e Juliana, cozinheiras; e o guarda municipal Delmiro. Para Lora, “foi um dia muito importante e o retrato do nosso trabalho, reunindo várias gerações no projeto”.

Ao final, todos foram recepcionados com um jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário