terça-feira, 21 de agosto de 2018

CRATO: Aula Inaugural da Formação de Gestores do município debate gestão para resultados

  

Na tarde da segunda-feira, 19, gestores do Governo Municipal do Crato estiveram reunidos no Salão da Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde participarem da aula inaugural da Formação de Gestores Municipais oferecida através de termo de cooperação assinado entre a Prefeitura, através da Secretaria de Administração (SEAD), e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

A abertura contou com a participação do vice-prefeito, André Barreto, no ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil; da Secretária de Administração, Águeda Duarte; de Daniel Marinho Almeida, Coordenador da EGPCE; e de Raimundo Avilton Menezes Junior, servidor da Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará e consultor da escola.

Abrindo a tarde, Daniel Marinho falou do objetivo da presença de cada servidor. “Nesta tarde, eu gostaria de relembrar a cada um de nós o objetivo de fortalecer a nossa missão, que é servir ao público e servir com agilidade e eficiência”, afirmou. Comentou ainda sobre o papel da Escola de Gestão e apresentou as principais formas de participação nos cursos e formações.

Em sua fala, a gestora Águeda Duarte comentou da articulação para que a formação acontecesse no próprio município e destacou a participação massiva dos secretários. “Sonhamos em ir além da formação. Sonhamos em ser extensão da EGPCE no Cariri, com sede própria e com a cara dos nossos servidores, atendendo a demanda do Crato e dos municípios vizinhos”, finalizou.

Na continuação, André Barreto abriu sua participação pedindo um minuto de silêncio em luto pela morte da educadora Silvany Sousa. Em seguida, destacou os principais desafios da gestão pública e de como é importante estar atualizando os conhecimentos. “Todo dia é um desafio maior, por isso é importante estarmos nos capacitando, conhecendo novas metodologias, tecnologias, para melhorar nossa atuação e que tudo isso chegue como benefício para a população”, disse.

Finalizando a tarde, o professor Avilton Menezes mostrou as principais diferenças entre a gestão convencional e a gestão para resultados. “Na gestão para resultados o foco deixa de ser os processos e passam a ser os objetivos e as metas pré-estabelecidas”. Conforme explanou o consultor, é uma mudança que envolve toda a equipe municipal, com comprometimento, com adoção de novos processos administrativos e, sobretudo, com um planejamento estratégico focado na demanda da população.

Próximas etapas

Em setembro acontece o curso “Planejamento no Setor Público”, em duas modalidades: à distância e presencial. “Vamos testar essas metodologias e em seguida planejar novas ações”, explicou Daniel Marinho. Este módulo acontecerá nos dias 17 e 21 de setembro, na modalidade presencial, e de 3 a 21 de setembro, na educação à distância.

Os servidores que tiverem interesse nesses cursos, devem procurar a SEAD para inscrição ou, ainda, no próprio sítio eletrônico da EGPCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário