quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A massacrante forma sudestina de ver o Nordeste


Imprensa sudestina exerce a mania de tratar o eleitorado dos estados do Nordeste como um só pacote.

Por Fábio Campos

É usual a mania da imprensa sudestina de tratar o eleitorado dos estados do Nordeste como um só pacote. Como se os nove estados que formam a região fossem uma coisa uniforme e com pensamento médio igual. Na caixinha que a imprensa, geralmente de pouca leitura, vê os eleitores dessa banda do país, não é possível existir imensas diferenças até dentro do mesmo estado.

Vejam por exemplo essa manchete do UOL Eleições:”Com força no Nordeste, campanha de Ciro vai reforçar ataques ao PT”. Percebem? Um só bolo de gente que chamam de nordestinos. Mas, fica a pergunta: o que a Bahia tem a ver com o Ceará ou com Pernambuco? E o Maranhão com a Paraíba e Alagoas? Talvez a única identidade  entre todos seja uma mancha de solo semiárido.

A questão já foi abordada de forma brilhante pelo professor Diathahy Bezerra de Menezes em um ensaio denominado “Existe o Nordeste?”, texto que tive o imenso prazer de editar pelo Anuário do Ceará.

Voltando ao caso de Ciro, não é verdade que sua candidatura vá muito melhor entre os eleitores dos estados da Região. Na verdade, vai um pouco melhor muito menos por identidades nordestinas (com exceção do Piauí) e muito mais por razões políticas. O fato é que o percentual maior de votos de Ciro no Nordeste deve-se ao excelente desempenho de seu nome no Ceará e a um bom desempenho no Piauí.

Baseando-se na última rodada do Ibope e sempre considerando a pesquisa sem Lula e com Haddad, Ciro obteve no Ceará 39% das intenções de voto e 17% no Piauí. Já na Bahia é 8%, Pernambuco 9% e Alagoas 10%. Já no Rio Grande do Norte, com um candidato do PDT ao Governo potiguar bem colocado, Ciro também vai bem com 14%.

Notem que no Brasil, Ciro tem 9%, um percentual tecnicamente empatado com o resultado alcançado em pelo menos seis dos nove estados do Nordeste.

Focus Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário