Crato realiza II Encontro Municipal da Atenção Básica


O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última sexta-feira, 29, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o seu II Encontro Municipal da Atenção Básica.

A solenidade de abertura administrada pela gestora em saúde pública, Carlyenne Feitosa, contou com a participação do Secretário de Saúde, André Barreto, da Secretária Adjunta da saúde, Milenna Brasil, da coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde do Crato (CRES), Marina Feitosa, do odontólogo Oldak Sucupira, e de demais profissionais de saúde do município.

André Barreto parabenizou o desempenho das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no que diz respeito a não medir esforços para um bom atendimento, propor alternativas para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficiente, e buscar conhecimento constante.

Prosseguindo com as ações do encontro, foram chamadas para receber a premiação as quatro equipes do Crato que foram contempladas com o Selo Bronze QualificaAPSUS 2018: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Verônica Maria Couto Pinheiro, que compreende duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Belmonte I e II; a UBS Dr. José Ribeiro da Cruz, ESF Recreio e a UBS Alcides Peixoto, do Parque Grangeiro.

As equipes foram agraciadas com os respectivos prêmios no 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 13 a 15 desse mês. Esse encontro trouxe como tema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos.

Além da premiação, foram também entregues certificados para os tutores e para todas as equipes participantes. A enfermeira Neyanna Batista, da ESF Vila Alta, ressaltou o quão é importante acreditar que se pode realizar um trabalho melhor. “Estamos sempre buscando o melhor, mostrando nossa força e empenho. Hoje é um dia muito importante para nós que compomos a atenção básica do município do Crato, nesse encontro poderemos vivenciar estratégias, obter informações e trocar experiências”, destacou

A enfermeira da UBS Verônica Maria Couto Pinheiro, localizada no Belmonte II, Duciele Pinheiro, enalteceu a relevância da valorização do profissional de saúde. “A valorização nos incita a fazermos mais e melhor, é a motivação necessária para promovermos melhorias para a comunidade atendida pela ESF”, concluiu.

Na ocasião, foram exibidos trabalhos no XVII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), em maio último, na cidade de Iguatu, bem como foram apresentadas informações acerca da assistência farmacêutica e demonstrados indicadores das coordenações de saúde.

A real importância da atenção básica está na sua atuação de maneira preventiva, visando assim a garantia de boa saúde, a sua integralidade, podendo evitar doenças e permitindo melhores condições de vida.

Crato realiza II Encontro Municipal da Atenção Básica Crato realiza II Encontro Municipal da Atenção Básica Reviewed by Moisés Rolim on julho 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.