segunda-feira, 2 de julho de 2018

CRATO: Milhares de fiéis participam de solenidade da inauguração da Praça do Sol, espaço que abriga a imagem de Nossa Senhora de Fátima


Cerca de 50 mil fiéis participaram da cerimônia de inauguração da urbanização do Horto e da imagem de Nossa Senhora de Fátima, no último sábado, 30. As comemorações foram coordenadas pelo grupo católico Missão Resgate, que também administra as ações religiosas do local, sob tutela da Diocese do Crato.

Caravanas chegaram durante toda a tarde na Praça do Sol, vindas de todos os municípios circunvizinhos. Alguns em busca de conhecer um dos maiores monumentos da América Latina e outros para referenciar o nosso espaço.

Aos poucos eles foram tomando lugar na grande praça, todos em busca do melhor lugar para acompanhar a programação especialmente preparada para a inauguração, que contou com uma missa campal, celebrada por Dom Gilberto Pastana e padres da Diocese do Crato.

A participação do Padre Reginaldo Manzotti foi muito aclamada por todos. “Estou aqui desde às duas horas da tarde. Tudo porque minha mãe que ver o Reginaldo Manzotti”, afirmou Raissa Tavares. Quem também comemorou bastante foram os donos dos quiosques: “aos poucos eles estão vindo lanchar e retornar para seu lugar”, ressaltou.

Uma grande comitiva de autoridades participou do evento, juntamente com a equipe municipal, secretários, secretários adjuntos, técnicos e servidores. Após a missa, o governador Camilo Santana, acompanhado do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, do presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira; do Secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa; e do padre Reginaldo Manzotti; inaugurou o santuário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

Na oportunidade, ressaltou a importância da obra para o Crato e para o Cariri. “Aqui, além do Santuário, requalificamos o espaço, temos uma réplica da Capela de Fátima, fizemos os quiosques para alavancar o comércio religioso e, em breve, teremos um novo acesso com avenida de mão dupla. Já está também em andamento o projeto do teleférico para facilitar ainda mais o acesso. Precisamos prestigiar esse local, daqui podemos ver a imagem de Padre Cícero, todo o vale do Cariri, então é preciso preservar e cuidar desse lugar, feito em homenagem a Nossa Senhora de Fátima”, ressaltou Camilo.

Passada a inauguração, os fiéis participaram e festejaram este presente com o show evangelizador do Padre Reginaldo Manzotti. “Nossa Senhora merece, o povo do Crato e do Cariri merecem ter uma obra como essa, e isso só foi possível porque foi feito de pessoas que tem o coração bom, parabéns a todos”, disse.

Também estiveram presentes no momento, os representantes da Câmara Municipal, os parlamentares Thiago Esmeraldo e Pedro Alagoano. O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e da Saaec.

Conheça o montante da obra

A intervenção recebeu investimentos da ordem de R$ 2.009.375,64 do Tesouro do Estado. Realizada pela Secretaria das Cidades, com interveniência técnica do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), a obra contemplou a construção de um estacionamento, espaço ecumênico, além de iluminação, obras de paisagismo, urbanização com acessibilidade de 19 mil m², oferecendo melhores condições de trabalho para os comerciantes locais e infraestrutura para o turismo religioso.

O Horto de Nossa Senhora de Fátima é uma referência para o turismo religioso, recebendo milhares de romeiros e missas campais durante todo o ano. No local, está localizado o monumento de Nossa Senhora de Fátima, construído em 2014, pela Secretaria das Cidades, que atrai devotos, especialmente em maio, mês dos festejos da Santa. A estátua possui 45 metros de altura, incluindo a coroa.

Um comentário:

  1. Graças ao governador o crato ta ficando outro porque o prefeito mesmo só sabe aumentar empostos e fazer nepotismo dentro da gestão dele.

    ResponderExcluir