segunda-feira, 11 de junho de 2018

CRATO: IX Ciclo CERU encerra atividades da Semana do Meio Ambiente

No último sábado (9), crianças e adolescentes vivenciaram in loco a motivação da realização da Semana do Meio Ambiente do município do Crato, participando do IX Ciclo CERU, um passeio ciclístico no meio da Chapada do Araripe. Lá, elas conferiram a importância de preservar o meio ambiente e da reciclagem para a manutenção dos bens naturais da região.

O Ciclo CERU é um projeto realizado nas escolas Paulo Limaverde, no Distrito de Santa Fé; José Peixoto, na Chapada; e ainda na escola Sebastião Teixeira de Lima, na vizinha Juazeiro do Norte, e é coordenado pelo professor Augusto César Pinto (Dida).

As ações interligam a disciplina de educação física, ministrada pelo Professor Dida, aos temas transversais previstos pela LDB do ensino fundamental. “Com o projeto, mostramos para eles a importância em preservar a floresta; a importância de reflorestar áreas degradadas e levamos informações para as famílias, através desses meninos”, comentou Dida.

O passeio ciclístico saiu da padaria da localidade Pulo do Gavião, reunindo cerca de 200 crianças e adolescentes. De lá, eles partiram para uma área da chapada, onde lançaram as bombinhas de sementes, produzidas pelo projeto Bombinhas do Bem, da SAAEC. E depois seguiram pelas trilhas até a praça do Distrito de Santa Fé, na zona rural do Crato.

Os meninos e meninas adoraram a iniciativa, lembrando que é o momento de informação, mas também de diversão. “É bom para se divertir, conhecer novos lugares”, disse Pedro de Sousa, 15 anos, aluno do 8º ano da escola Paulo Limaverde. Já para Juciele Guilhermino, 12 anos, do 7º ano, foi muito importante “porque a gente conhece de perto a natureza”, revelou.

Os ciclistas participaram de sorteios de prêmios, como bicicletas, acessórios, sandálias e materiais escolares. Todos receberam troféus de participação.

Semana do Meio Ambiente

Na chegada dos ciclistas à Santa Fé, ao som da Banda de Música do Crato, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior, avaliou como muito positiva a realização da semana. “Estamos bem satisfeitos com o resultado, o movimento e as parcerias realizadas para fortalecer a mensagem que queríamos passar que é a necessidade da reciclagem. E o mais importante ainda é a continuidade dessas ações. Realizamos muitas formações, rodas de debates e agora com o Ciclo CERU”.

Foram realizadas formação com os professores da rede pública de ensino, em parceria com o Geopark Araripe; divulgação de locais de coleta de material reciclável; além de capacitação com a Associação de Recicladores do Crato.

O vice-prefeito e também Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, participou do encerramento da Semana do Meio Ambiente, e aproveitou para parabenizar a organização da Secretaria de Meio Ambiente e das demais secretarias pelo envolvimento.

O mesmo informou ainda que durante a semana passada, a gestão municipal participou de um importante evento sobre o Sítio Fundão, um Geossítio do Geoparque Araripe, espaço importante de amostra cultural, bem como de preservação da Chapada do Araripe. “Lá é um testemunho vivo da nossa cultura, história e também da importância de preservarmos as nossas riquezas”, ressaltou.

Participaram do encerramento, Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil; o Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire; o Secretários de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves; o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luís Carlos; o Secretário de Cultura, Wilton Dedê; a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil; a Secretária Adjunta da Cultura, Clea Feitosa; o Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Magalhães; e a Secretária Adjunta da Educação, Cirene Brasil.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente do Crato contou com o apoio das equipes das secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Juventude, da Guarda Municipal, Demutran e das escolas participantes. E também com o apoio do Tiro de Guerra e da Polícia Militar Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário