quarta-feira, 20 de junho de 2018

CRATO: Inaugurada, na manhã desta quarta-feira (20), a nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Zacarias Gonçalves


A população do Bairro Zacarias Gonçalves recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), das mãos do prefeito Zé Ailton Brasil e de todo o seu secretariado, a nova Unidade Básica de Saúde Edite Mariano. O novo equipamento é composto por consultório médico, consultório odontológico, sala de vacinação, recepção, farmácia, área administrativa, dentre outros espaços, todos completamente adaptados para deficientes e pessoas com baixa mobilidade, atendendo às especificações do Ministério da Saúde. A obra recebeu cerca de 540 mil reais em investimentos federais e municipais, destinados à infraestrutura e equipamentos, e atenderá cerca de 800 famílias.

Maria Jaqueline de Oliveira, primeira técnica de enfermagem do posto e também filha de Edite Mariano, abriu a solenidade agradecendo a justa homenagem a sua mãe, uma líder comunitária atuante, quatros vezes presidente da associação comunitária do bairro. Assim, como Edite, Jaqueline também atua no cuidado com os moradores do Zacarias Gonçalves, desde 1988.

Em seguida, a enfermeira Úrsula Philipona, servidora da unidade, agradeceu a gestão municipal pelo empenho na realização da obra e falou da nova realidade do atendimento a partir desta nova estrutura. “Hoje, vendo este posto todo equipado, é uma realização de toda a comunidade. Eu faço parte não só como profissional, mas também como moradora, e me sinto extremamente feliz”, afirmou. Aproveitou ainda para fazer um convite à população. “Estamos aqui como sempre estivemos, de braços abertos para receber todo mundo”.

O vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, falou do esforço realizado por toda a gestão municipal para que, hoje, estivessem inaugurando o posto de saúde. “Realizamos todo um trabalho no primeiro ano para alcançarmos o equilíbrio financeiro junto aos servidores e fornecedores, e em seguida, começarmos os investimentos”, comentou. Segundo o secretário, esta inauguração dá sequencia a uma série de melhorias que serão realizadas nos postos de saúde de todo o município a partir do segundo semestre de 2018, seguindo até o fim da gestão.

Ele lembrou ainda que os investimentos não estão destinados apenas para a infraestrutura. “Os agentes de saúde estão participando de um curso técnico e, neste mês de junho, foi realizado a primeira turma do Curso de Atendimento Humanizado, inicialmente para 40 servidores, mas que será estendido a todos os profissionais da saúde. “É muito bom oferecer infraestrutura de qualidade para os profissionais da saúde. Melhor ainda é oferecer um bom serviço para os usuários do SUS, e os nossos investimentos estão voltados para atender este objetivo”, concluiu.

O Legislativo municipal esteve presente com o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano; e os vereadores Bebeto Anastácio, Tico da Serrinha e Thiago Esmeraldo. Na oportunidade, o presidente Florisval reforçou a parceria da Casa Legislativa com os projetos que beneficiam a população cratense. E o parlamentar Bebeto agradeceu o empenho da gestão municipal na conclusão e entrega da obra.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, falou da importância da participação da comunidade com o cuidado do novo posto de saúde do Zacarias Gonçalves. “Esse é um patrimônio de vocês, que pagam os impostos diariamente”.

Destacou o trabalho da equipe municipal para dar celeridade aos processos licitatórios e, assim, a conquista de novas obras e ações. Zé Ailton enfatizou ainda a importância da atuação da equipe de profissionais na localidade, dando um tratamento humanizado para os usuários. “Atendam com cuidado, com carinho, olhando nos olhos dos pacientes. Atendam como se tivessem cuidando de um familiar. Esse é o nosso objetivo enquanto gestão”, enfatizou.

O prefeito aproveitou sua fala para informar que o antigo prédio onde funcionava a unidade de saúde Edite Mariano será reformado para abrir a sede da Guarda Municipal, atendendo a um pedido dos vereadores presentes na solenidade em reaproveitar o espaço para órgãos da própria Prefeitura.

Outra novidade é o lançamento, em breve, de edital para a construção de novas UBS e do Centro de Especialidades do Crato – Posto da Grota. “Nós teremos um centro de especialidades referência no município e no Estado, investindo cerca de 3,4 milhões de reais”, disse.

A solenidade seguiu com o descerramento da placa ao som da Banda de Música Municipal, e a abertura da unidade para visita das autoridades e da população presente. Na oportunidade, o pároco Aureliano Gondim deu a benção ao posto, profissionais e comunidade.

A nova estrutura encheu os olhos da população de alegria. O jovem Eduardo Alves, 20 anos, ficou impressionado com o tamanho do posto. “É ótimo, de fora parece bem pequeno, mas quando a gente entra vê que tem muita coisa”, ressaltou.

Para a senhora Elizabete Rodrigues Romualdo, que mora no bairro desde 1970, “o novo prédio vai melhorar o atendimento. Sou hipertensa e faço acompanhamento mensal aqui. A médica é ótima, mas faltava um local bom”.

Um comentário:

  1. Lembrando que toda equipe de saúde da família precisa de um carro com motorista pra fazer visitas domiciliares e levar pacientes da área pra fazer tratamento de fisioterapia coisa que essa gestão so dar prioridade a zona rural

    ResponderExcluir