CRATO: Pacientes dormem em frente a posto de saúde para tentar marcar consultas


Pacientes dormem no chão para tentar conseguir atendimento ( Foto: Reprodução Tv News Cariri)

Uma cena lamentavelmente se tornou comum para a população que tem enfrentado frio e noites ao relento em Crato-CE, mais precisamente na frente do Posto da Grota, localizado na Rua José Marrocos, nº 570, no bairro Pinto Madeira. Nossa equipe de reportagem já vinha recebendo várias denúncias sobre a calamidade.


Os pacientes dormem na porta do posto de saúde para tentar marcar consultas e exames na unidade que trabalha com uma cota de vagas por especialidades e o atendimento é por ordem de chegada. A população pede que o município aumente o número de médicos na rede pública.

A fila para realização das consultas durante o dia começa ainda no fim da noite do dia anterior e a espera para tentar ser atendido chega a 8 horas. Porém, mesmo com toda espera, não existe garantia de que o exame será marcado.

Algumas das várias pessoas que estavam no local relataram para a equipe do News Cariri que acompanhou de perto a situação, afirmando o caos que enfrentam para conseguir uma saúde de qualidade.

Quem precisa fazer consultas ou exames pela rede pública do município reclama que o número de profissionais é insuficiente. “Eu acho que eles deveriam organizar mais um pouco, ou colocar mais médicos”, sugere o aposentado Mário Carlos de 67 anos que estava na fila desde as 20horas.

Dona Francisca da Cunha que busca uma senha para marcar uma consulta foi uma dessas pessoas. “Tive que dormir aqui para tentar conseguir uma senha”, disse antes da abertura do posto, sendo que já tinha 16 pessoas em sua frente. Quem chega pela manhã corre o risco de voltar sem atendimento.

Uma idosa de 70 estava enrolada em cobertores no chão quando contou para a nossa equipe de reportagem que já era a quinta vez que a mesma tentava ser atendida e que estava ali desde às 18h00.

De acordo com os pacientes, algum dos principais problemas enfrentados é a falta de médicos, ou muitas vezes tem o profissional e não possui receituário. Remédios, principalmente a insulina para tratamento de diabéticos também é outra situação complicada, inclusive os que necessitam já foram e deram várias viagens perdidas por falta do medicamento.

Do outro lado da moeda

Em contato com o secretário de saúde do município do Crato André Barreto, o gestor da pasta afirma que várias pessoas tem ficado à madrugada na frente do posto devido ao não agendamento nos seus respectivos PSF ou postos de saúde das comunidades.

O secretário ainda afirmou que existe várias denúncias de vendas de senhas. Como funcionaria esse processo? Pessoas passariam à noite em filas para ter acesso a senhas e assim já negociavam com as pessoas que precisariam de atendimento.

André Barreto diz que é preciso coibir essas ações e que as pessoas que dê fato precisarem dos serviços deve antes buscar auxílio nos postos de suas comunidades para a marcação de exames.

Com informações do Nesws Cariri.com.br

CRATO: Pacientes dormem em frente a posto de saúde para tentar marcar consultas CRATO: Pacientes dormem em frente a posto de saúde para tentar marcar consultas Reviewed by Moisés Rolim on março 12, 2018 Rating: 5

6 comentários:

  1. Imagino, o sofrimento dessas pessoas. Em 2015 precisei fazer uma cirurgia pelo SUS, mas foi uma burocracia. As funcionárias que atendiam, na época, não sei se ainda são as mesmas, eram péssimas atendiam com muito abuso e davam informações distorcidas, fazendo com que eu recomeçasse alguns procedimentos para marcar a consulta. Graças a Deus hoje moro em Barbalha, onde o atendimento pelo SUS é totalmente diferente de "CRAJU".

    ResponderExcluir
  2. Desde que me entendo por gente que a realidade é essa, infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Essa realidade a nivel nacional programa de saude da familia linda no papel terrivel na pratica dinheiro tem nao sabemos pra onde vai.Essa e a verdade sobre esf.

    ResponderExcluir
  4. Falo isso porque trabalho em um no estado de pernambuco tudo muito lindo na teoria a pratica a pior negaçao .

    ResponderExcluir
  5. Com serteza a coordenaçao e as pessoas envolvida nao repassam informaçoes para as familias que sao para serem atendidas com dignidade e respeito .

    ResponderExcluir
  6. É mto triste vê essa cena em nossa cidade do Crato. Que Deus tenha misericórdia de todos nós. Uma vergonha para o nosso município😔

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.