Setur debate plano de ação integrado para Romaria de Candeias



A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) realizou, nesta terça-feira, 23, reunião de planejamento geral para romaria das Candeias, que acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. A reunião teve como principal objetivo fortalecer as ações integradas entre Gestão Municipal, Polícia Militar e Igreja para garantir a segurança e organização da festividade religiosa.
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, o Padre Cicero José, representantes das demais Secretarias Municipais, Polícia Militar (PM) e Guias Turísticos da região, reunidos para apresentar plano de atividades a serem desenvolvidas durante às festividades. O Padre Cícero José destacou a importância de se trabalhar em união para garantir o êxito da romaria.
Projetos
Além da programação religiosa promovida pela Igreja, a administração Municipal está desenvolvendo um plano de ações de cada Secretaria, voltado a garantir uma romaria organizada e com vasta programação gratuita.  
Representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) apresentaram propostas voltadas a controlar o fluxo de trânsito e organização dos espaços públicos, através do trabalho de fiscalização. A Secretaria de Saúde (Sesau) montará pontos de atendimentos para primeiros socorros, no Largo da Matriz, Horto, Igreja do Socorro e Salesianos, com equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários da área.
Segurança
A Polícia Militar fortalecerá o policiamento, nos cruzamentos das principais ruas do Centro, e receberá um suporte da PM de Fortaleza durante a romaria. A Guarda Civil Municipal (GCM) realizará fiscalização em ruas, praças, estacionamento dos romeiros e nos locais de maior visitação. De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, José Cláudio Belino, o objetivo deste trabalho é garantir a segurança da população e dos romeiros, coibindo situações de perigo, violência e furtos. O trabalho também conta com a atuação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com a presença dos gentes nas ruas da cidade.
A Secretaria de Cultura (Secult) do Município apresentou a proposta de realização de uma mostra de cinema, com filmes que retratem a história do Pe. Cícero e de Juazeiro do Norte, exibidos em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) desenvolverá o Projeto Bem-Vindo Romeiro, que tem por objetivo capacitar os comerciantes a realizarem um atendimento humanizado voltado ao turista religioso.
O projeto Agentes de Romaria continua com a coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria, realizado em parceria com as Secretarias que compõe o eixo social, além de realizar um city tour gratuito, com quatro ônibus e guias turísticos, promovendo passeio para os romeiros conhecerem pontos turísticos e religiosos da cidade. Outra ação será o caminhão cenário, que servirá de vitrine para os turistas se fotografarem.
Fotos: Samuel Macedo
Setur debate plano de ação integrado para Romaria de Candeias Setur debate plano de ação integrado para Romaria de Candeias Reviewed by Moisés Rolim on janeiro 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.