Falsa mensagem da Caixa Econômica sobre FGTS circula no WhatsApp e coloca milhares de usuários em risco

Um novo golpe está se espalhando pelas redes sociais e tem colocado milhares de usuários em risco. A mensagem que está circulando principalmente no WhatsApp, afirma que quem trabalhou com carteira assinada entre 1998 a 2016 tem direito a sacar dois salários mínimos do FGTS.



Quando o usuário clica no link ele é redirecionado para um site falso da Caixa Econômica Federal, onde deverá preencher os seus dados pessoais. Só que todas as informações vão para as mãos de cibercriminosos (criminosos da internet).

Se você está conectado de um computador, provavelmente quando clicar no link receberá um alerta do navegador de que o site não é seguro.

O maior problema é que atualmente a maioria das pessoas que navegam pela internet utilizam o celular. E os criminosos aproveitam disso. Se a pessoa clicar no link pelo sistema mobile, ela será redirecionada para o site falso, que pede para que o usuário preencha as informações, e desta forma, possa ver se tem direito de receber o valor. VEJA!

Para ajudar os usuários a não caírem em golpes como este, listamos algumas dicas de como evitá-los:

– Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens ou redes sociais.


– Nunca forneça informações pessoais se a fonte não é confiável.

– Não instale aplicações de sites e lojas de aplicativos não oficiais.

– Não compartilhe mensagens suspeitas ou que pareçam não vir de uma fonte confiável.

– Use uma solução de segurança que bloqueie aplicações maliciosas ou sites fraCaixa Economica, udulentos.

E uma última dica importante é sempre dar preferencia para sites que utilizam ‘HTTPS’. O uso desse protocolo é, por exemplo, um dos mecanismos úteis para fortalecer a segurança da transferência de dados entre a internet e o navegador. Como é caso do Rápido no Ar.

Para saber se o site é seguro, quando o acessá-lo, basta olhar se antes do endereço aparece o https:// e um cadeado fechado, na cor verde.

Sites que não utilizam protocolo de segurança e utilizam apenas ‘http://’ sem o S no final, tem o cadeado irá aparecer vermelho e aberto, podendo trazer risco ao usuário.

Fonte: Rádio Opinar

Falsa mensagem da Caixa Econômica sobre FGTS circula no WhatsApp e coloca milhares de usuários em risco Falsa mensagem da Caixa Econômica sobre FGTS circula no WhatsApp e coloca milhares de usuários em risco Reviewed by Moisés Rolim on janeiro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.