Crato: DETRAN e DEMUTRAN realizam atividades de Educação no Trânsito em escolas cratenses



Consciência no trânsito é conhecimento que deve ser adquirido e disseminado. Motoristas e pedestres são responsáveis pelo bom funcionamento das vias da cidade e também pelas vidas uns dos outros. Pensando nisso, o Departamento Municipal de Trânsito do Crato (DEMUTRAN), juntamente com o Departamento de Trânsito (DETRAN) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizaram durante todo o dia de ontem, 23, diversas atividades nas escolas Liceu Diocesano de Artes e Ofícios, localizada no bairro Seminário, e Aldegundes Gomes de Matos, na Vila Alta, e blitz educativa na Praça da Sé, durante a noite. 

Mais de 1000 crianças entre 7 e 15 anos, alunas do Ensino Fundamental I e II, puderam aprender um pouco mais sobre como trafegar com segurança pelas ruas do município. Os estudantes conheceram a Unidade Móvel de Educação para o Trânsito, e após palestra, peça teatral e atividade coletiva na maquete da mini cidade, eles também receberam kits com livro e jogo educativo.

Nos próximos meses, a região do Cariri receberá uma Escola de Educação Para o Trânsito, já existente em cidades como Fortaleza e Sobral.

Saraê tem 12 anos e é aluna do 6° ano na Escola Aldegundes Gomes de Matos. Ela contou em entrevista que achou as regras de trânsito bem mais simples de serem aprendidas com a maquete da mini cidade. “A gente dirigiu na maquete e aprendemos que é importante sempre usar cinto e não usar celular quando estiver dirigindo. O moço ensinou a dirigir nessa mini cidade que tem até semáforo”, disse a estudante.

Para o Agente e Educador de Trânsito do DEMUTRAN, Edílson Marques, a forma lúdica utilizada nas atividades permite uma maior aproximação entre as crianças e o tema. Segundo ele, com isso é possível desenvolver medidas de curto prazo, como por exemplo o aluno cobrar do pai a obediência no trânsito, e de longo prazo, que é formar cidadãos conscientes. “Nós mostramos para eles a importância em seguir as regras, não só porque podem ser multados ou presos, mas também por terem responsabilidade sobre a própria vida e a dos outros”, disse Edílson.

Também esteve presente nas atividades, o Gerente do Núcleo de Educação para o Trânsito (DETRAN), Fernando Solon, ele acredita que repassando para as crianças os princípios de cidadania no trânsito, será possível construir gradativamente um comportamento mais humano e respeitoso. “A nossa intenção é chamar a atenção das crianças e adolescentes para que eles se tornem excelentes condutores no futuro e que também cobrem da família mais atenção e consciência”.      
Crato: DETRAN e DEMUTRAN realizam atividades de Educação no Trânsito em escolas cratenses Crato: DETRAN e DEMUTRAN realizam atividades de Educação no Trânsito em escolas cratenses Reviewed by Moisés Rolim on janeiro 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.