Crato: COMUNIDADE DO GESSO ESTÁ CRIANDO UMA NARRATIVA DE CIDADANIA

Ocupação criativa do espaço urbano,  democratização do acesso à arte e da leitura, urbanismo social,   articulação em rede  com os movimentos sociais e o poder público são questões que vem sendo abordadas na Comunidade do Gesso, no Crato, pelo Coletivo Camaradas.   

A organização criada há cerca de 10 anos, vem construindo uma nova narrativa de comunidade, com um olhar voltando para a cidadania, onde tenta desenvolver um trabalho, onde os  moradores possam se reconhecerem como sujeitos capazes de atuarem nas  resoluções dos problemas e desafios da comunidade.
Diversas são as ações neste sentido: apresentações artísticas, feira de sustentabilidade, pontos de leituras, lançamentos de livros, criação do Território Criativo do Gesso, rodas de poesia, intervenções urbanas e articulações com universidades da região e artistas de diversos estados brasileiros.
A ideia do grupo é torna a comunidade visível e apresentar experiências positivas, ou potência criativa, como os integrantes do Coletivo falam. Os Camaradas acreditam que isso é uma forma de combater o estigma e de eleva a autoestima comunitária.
O grupo tem uma posicionamento critico em relação as ações de assistencialismo e caridade e são  contrários por exemplo a distribuição de cestas básicas, pois acreditam que isso prejudica o processo de cidadania e organização popular e cria uma relação de dependência e incapacidade.

Gerar desenvolvimento social com participação social é uma das diretrizes do Coletivo Camaradas  para refletir sobre qualidade de vida e cuidado do lugar.

MUTIRÃO DE LIMPEZA E ARTE

Neste sábado, 27, a partir 8 horas, será realizado um Mutirão de Limpeza e Arte, onde o Coletivo Camaradas articulou o poder público municipal para desenvolver ações que vão desde a escuta da população com a Ouvidoria Itinerante, a outros serviços como distribuição de mudas de plantas frutíferas e medicinais, serviços  de capinagem, distribuição de informativos sobre questões ambientais e de saúde e uma série de intervenções urbanas com artistas da região do Cariri e uma panfleto do coletivo intitulado “O Gesso é todo nosso! Inclusive a responsabilidade de cuidar e de lutar”.

Crato: COMUNIDADE DO GESSO ESTÁ CRIANDO UMA NARRATIVA DE CIDADANIA Crato: COMUNIDADE DO GESSO  ESTÁ CRIANDO UMA  NARRATIVA DE CIDADANIA Reviewed by Moisés Rolim on janeiro 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.