Crato: Programa ID Jovem é lançado no município

Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na última sexta-feira, 1º de dezembro, no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, o lançamento do Programa ID Jovem no nosso município.

O ID Jovem tem como objetivo criar condições para o efetivo acesso aos direitos pelos jovens de baixa renda, com a organização do cadastro de beneficiários e o desenvolvimento de mecanismo de comprovação junto às empresas e entidades prestadoras de serviço.

Criado pelo Decreto nº 8.537/2015, o ID Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento e reserva de 2 vagas gratuitas e 2 vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

O programa é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos de família com renda mensal até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

Caso se enquadre nos critérios do programa, o cartão ID Jovem virtual poderá ser gerado após a inclusão e a validação de dados pessoais ou pelo aplicativo para smartphones (APP) ou por meio do site do ID Jovem.

Participaram do lançamento, alunos das escolas Wilson Gonçalves, Liceu Raimundo Coelho Bezerra de Farias; José Alves de Figueiredo; e Polivalente

Durante o lançamento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, enalteceu a importância do programa para o município, bem como, dos direitos e das condições que o programa oferece. “Estou imensamente feliz com esse programa, estamos buscando firmar parcerias que tragam melhorias para o povo cratense, e estamos apostando nessa ferramenta que irá viabilizar melhorias para os jovens cratenses”, ressaltou.

Em sua fala, o Secretário Executivo da Secretaria Nacional da Juventude, do Governo Federal, Saulo Spinelly, explicou para os jovens presentes o passo a passo para gerar o seu ID Jovem e as vantagens do programa. “Esse benefício foi criado para a nossa juventude, para garantir os seus direitos e fazer valer cada um deles. Nossos sonhos podem ser possíveis de realização se tivermos coragem para estudar e trabalhar” disse.

Para a gestora da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Águeda Duarte, a vinda do programa para a cidade é de grande valia, pois segundo ela, irá garantir direitos e regulamentar os benefícios previstos no Estatuto da Juventude. “Enquanto jovens, precisamos valer todos os nossos direitos e os benefícios que vêm através do ID Jovem, por isso vamos em frente”.

Os jovens presentes ficaram empolgados e felizes com as vantagens que o programa disponibiliza, essa empolgação poderá trazer motivação, para que eles se fortaleçam e lutem sempre por mais melhorias.

Também estiveram presentes na ocasião, o Coordenador do ID Jovem no Estado, Ítalo Bonfim; o Chefe Adjunto do Gabinete, Felipe Correia; o Secretário de Esporte, Lamar Lima; a Secretária Adjunta da Educação, Tereza Mônica; o Secretário Adjunto de Esporte, Henryle Renner; a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil; a representante da Crede 18, Fátima Moreira; e representando os diretores das escolas presentes, o professor Marco Aurélio Gonçalves.

Crato: Programa ID Jovem é lançado no município Crato: Programa ID Jovem é lançado no município Reviewed by Moisés Rolim on dezembro 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.