sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Câmara do Crato realiza última sessão do ano com balanço positivo do presidente



A Câmara Municipal do Crato realizou nesta quinta-feira (21/12) a última sessão ordinária de 2017. Sob a presidência do vereador Florisval Coriolano (PRTB) encontro do Poder Legislativo foi marcado por momentos ecumênicos de oração, agradecimentos pelas ações desenvolvidas ao longo do ano e votos de que 2018 possa ser ainda mais próspero.

Dezessete Projetos de Lei e de Resolução que estavam em pauta foram debatidos e aprovados, a exemplo do Plano Plurianual de custeio e investimentos para o quadriênio 2018-2021, nova forma de abordagem da Guarda Civil Municipal e autorizações para operações de crédito por parte do Executivo.

Chefe do Poder Legislativo em Crato, Florisval Coriolano (PRTB) fez balanço e avaliação positiva do ano. “Os vereadores fizeram o máximo de si para que fossem atendidas todas as reivindicações e os projetos que fossem de interesse da população do Crato”, afirma o presidente. “Abrimos espaço na Tribuna para que mais de cem pessoas pudessem apresentar reivindicações, aprovamos mais 200 projetos e mais de 600 requerimentos, tudo isso em prol da população”.

Em entrevista a repórteres que acompanham os trabalhos da Câmara de Vereadores, Florisval Coriolano valorizou a atuação dos profissionais de comunicação. “É a imprensa que leva as notícias àquelas casas por mais longes que sejam. Quero parabenizar a todos da imprensa e me desculpar por não termos um contato mais próximo”, enfatiza o presidente ao acrescentar o apoio dado aos comunicadores ao implantar, este ano, a Sala de Imprensa como suporte para os profissionais de sites, rádio e televisão.

Oração ecumênica
A sessão desta quinta-feira (21/12), a última do ano, foi iniciada com momento de oração, a pedido do presidente Florisval Coriolano, conduzido por Junior Matos (PDT), Ticiana Cândido (PSDB) e pelo Pastor Eduardo. Na reta final da sessão Roberto Anastácio (Podemos) coordenou novo momento de oração para celebrar passagem de aniversário do cerimonialista Huberto Cabral.

Pequeno Expediente

Pedro Lobo (PT) abriu o Pequeno Expediente ao registrar o espaço da Tribuna cedido para mais de cem pessoas ao longo do ano. “Acredito que em 2018 vamos construir nossa sede própria”, acrescentou. O parlamentar agradeceu pela parceria dos vereadores entre si e com o Poder Executivo e registrou que serão instalados em Crato uma escola de ensino médio e BPRaio.

Thiago Esmeraldo (PP) parabenizou o cerimonialista da Câmara, Huberto Cabral, que completou aniversário nessa quarta-feira (20/12). Também desejos votos de recuperação da saúde para o vereador Maurício Almeida (PDT) que está em licença médica.

Fernando Brasil (PP) destacou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo e informou que lançará pré-candidatura a deputado estadual em meados de janeiro. Junior Matos (PDT) enfatizou ter aprendido bastante durante o tempo de suplência assumido devido a licença médica de Maurício Almeida (PDT). “Pude conhecer melhor muitos dos vereadores e também o trabalho desempenhado na Câmara”, disse.

Jales Velloso (PSB) parabenizou as ações conduzidas pela Câmara e pelos servidores do Poder Legislativo e destacou a necessidade de o município do Crato ter representação no Congresso Nacional por meio de um deputado federal. Lunga (PSD) também ressaltou as ações realizadas pela Câmara durante o ano ao desejar que “em 2018 essas atividades possam ser ainda melhores”.

Amadeu de Freitas (PT) lamentou a aprovação da Reforma Trabalhista e outras medidas tomadas pelo Governo Federal ao longo de 2017. Também enfatizou posicionamento favorável a candidatura de Lula à presidência do Brasil.

Professor Gilson (PT do B) agradeceu por ter retornado à Câmara para desempenhar novo mandato de vereador na atual legislatura e pelo posicionamento dos parlamentares. “Há divergências de opinião, mas não de vínculos e falta de decoro entre os vereadores”, garantiu.

Guri (PV) agradeceu pelo tratamento cortês que recebeu dos demais vereadores ao decorrer do ano, ao passo que Vicência Leandro (PMN) desejou votos de paz e saúde aos parlamentares para o desempenho das atividades legislativas no próximo ano.

Adil Sampaio (PSC) declarou estar agradecido por participar “direta e indiretamente de decisões que dizem respeito a vida dos cratenses através da votação de projetos”. A vereadora Ticiana Cândido (PSDB) realçou que 2017 “foi um ano de desafios e aprendizados” e agradeceu pelo companheirismo dos demais parlamentares e, ainda, parabenizou o presidente Florisval Coriolano (PDT) pela condução da Câmara.

Ao encerrar o Pequeno Expediente, Pedro Alagoano (PSD) explicou que a Câmara “não pode fazer mais do que os vereadores gostariam e a população pede”, devido as competências entre os poderes, “não cabendo ao Legislativo executar obras e outras medidas”.

Votações

Durante as discussões e votações a Câmara Municipal do Crato aprovou 17 Projetos de Lei e de Resolução, onze dos quais tratam-se de mensagens enviadas pelo prefeito do Crato Zé Ailton Brasil (PP), a exemplo da criação de 44 vagas em 11 novos cargos de servidores a serem preenchidos em concurso público.

As proposições votadas e aprovadas podem ser conferidas clicando aqui . A Câmara de Vereadores volta a se reunir em sessão planária em 5 de fevereiro, após o recesso legislativo entre 31 de dezembro de 2017 e 31 de janeiro de 2018. A comissão de recesso foi anunciada pelo presidente e será composta pelos vereadores: Adil Amorim (PSC – presidente da comissão de recesso), Roberto Anastácio (Podemos), Fernando brasil (PP) e Junior Matos (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário