Câmara do Crato homenageia estudantes cratenses com Diploma do Mérito Legislativo

A Câmara Municipal do Crato homenageou os estudantes Pedro Lucas Juvino e João Vitor Pinheiro por meio da entrega do Diploma de Honra do Mérito Legislativo. A entrega da comenda foi realizada em sessão solene nesta segunda-feira (11), após requerimento do vereador Renan Almeida (PEN) aprovado por todo o Plenário da Casa.
Os dois alunos integram o corpo de discentes da Escola Profissionalizante Violeta Arraes Gervaiseau, sediada em Crato. O projeto ‘Carolina de Jesus’, desenvolvido pelos estudantes ficou em primeiro lugar na categoria ‘Linguística, Letras e Artes’, da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada em Recife-PE, de 19 a 23 de setembro passado.
“Num país onde o discurso da meritocracia descontextualizada esses meninos onde poucos por isso e merecem todo o nosso respeito”, afirma o vereador Renan. “Para eles que estudam em escola pública, o caminho da desesperança seriam mais óbvio, fácil e comum, no entanto eles surpreenderam superando a desigualdade de oportunidades que existe em nosso país”, acrescenta o parlamentar.
Com a conquista, Pedro Lucas e João Vitor estão credenciados a participar da XV MILSET EXPO SCIENCE AMLAT (Movimento Internacional de Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia), em Antofagasta, no Chile, agendada para setembro de 2018.
“Não esperávamos porque são pesquisas de todo o Brasil que se reúnem nesse evento e foi uma surpresa quando foi anunciado que o nosso projeto, além de vencer na categoria, também foi o destaque geral do evento”, afirma o estudante João Vitor. “A homenagem na Câmara é o reconhecimento pelo que nós fazemos pela nossa cidade. O Crato foi discutido em outros lugares por conta dessa nossa iniciativa”.
O projeto começou a ser desenvolvido ainda em 2016 quando venceu uma etapa estadual no Ceará. De acordo com Pedro Lucas, a vida de Carolina de Jesus – escritora que viveu maior parte da vida em favela de São Paulo – tem semelhanças com as experiências dos dois estudantes.
“Falar de uma mulher, negra, pobre, tem muito a ver com a nossa realidade, eu como aluno negro de escola pública, de uma comunidade carente, espelhei-me muito em Carolina de Jesus e foi a partir disso que conseguimos fazer com que ela fosse bem divulgada”, afirma Pedro Lucas.
Autor da proposta de homenagem, o vereador Renan Almeida (REN) expressou o desejo de outros estudantes da rede pública de ensino em Crato possam se espelhar nos alunos João Vitor e Pedro Lucas que representarão o Brasil em evento internacional.

Câmara do Crato homenageia estudantes cratenses com Diploma do Mérito Legislativo Câmara do Crato homenageia estudantes cratenses com Diploma do Mérito Legislativo
Reviewed by Moisés Rolim on dezembro 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.