Câmara do Crato divulga Pauta de Votações para próximas sessões



A Câmara Municipal do Crato divulgou, nesta sexta-feira (15), a Pauta de Votações para as sessões de segunda e terça-feira da próxima semana. Oito Projetos de Lei e um Projeto de Resolução estão disponíveis para discussão e votação pelos parlamentares cratenses. Quatro das oito propostas são oriundas do Poder Executivo.

Uma delas dispõe sobre o Plano Plurianual de custeio e investimento do município do Crato para o quadriênio 2018-2021. Uma segunda proposição autoriza o chefe do Poder Executivo municipal a conceder incentivos fiscais e extrafiscais.

Ainda constam na pauta a criação do programa ‘Escola sem partido’ no sistema municipal de ensino e a apresentação de Guardas Civis municipais durante abordagens, ambos de autoria de Roberto Anastácio (Podemos).

Proposta do presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), e do primeiro secretário, Pedro Lobo (PT), institui em Crato o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário.

A Pauta de Votações pode ser acessada na íntegra neste link . As sessões estão agendadas para iniciar às nove horas das próximas segunda e terça-feira.

Câmara do Crato mantém veto ao projeto de meia-entrada para professores

O Plenário da Câmara Municipal do Crato manteve esta semana veto do chefe do Poder Executivo a Projeto de Lei que estabelece meia-entrada para professores da rede pública de ensino do Crato em eventos artísticos, culturais, esportivos e de entretenimento.

O Projeto de Lei, de autoria de Fernando Brasil (PP), foi vetado na íntegra pelo prefeito Zé Ailton Brasil (PP). Em votação na Câmara o veto foi mantido pela maioria dos parlamentares presentes, cuja apreciação obteve abstenções dos vereadores Thiago Esmeraldo (PP), Junior Matos (PDT) e Jales Velloso (PSB).

“Penso que está correto o Executivo em vetar esta matéria porque, como foi discutido, você tem várias categorias de servidores públicos”, declara Amadeu de Freitas. “Porque que o professor vai ter direito a meia-entrada nas festas e o gari não?”, indaga.

De acordo com o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), a aprovação do projeto poderia ser vista como discriminação às demais categorias de servidores municipais.

“Quando o autor do projeto o apresentou eu me posicionei contra porque penso que não devemos priorizar uma categoria enquanto têm gari, agentes de saúde, guarda municipal, enfim, outros servidores”, afirma o presidente.

Veto

Na mensagem de veto enviada à Câmara, o prefeito Zé Ailton Brasil (PP) avalia a “nobre intenção dos vereadores, em especial do edil autor do projeto”, porém afirma não ser competência legislar sobre a concessão de meia-entrada para professores.

“Legislando sobre a concessão de descontos ou meia entrada em estabelecimentos privados, o município estaria similarmente a regular relações de consumo, o que é vedado pela Carta Magna”, declara o prefeito no Veto.

Na mensagem o Poder Executivo reconhece que os professores merecem benefícios do Poder Público, “porém não há motivos razoáveis para lhes diferenciar de outras (categorias) que possuem importância similar”, o que geraria pedidos de adesão de outras categorias de servidores.

Câmara do Crato divulga Pauta de Votações para próximas sessões Câmara do Crato divulga Pauta de Votações para próximas sessões
Reviewed by Moisés Rolim on dezembro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.